terça-feira, 15 de maio de 2012

Não devemos confundir liberdade de falar com liberdade de expressão!


Com 10 dos 103 jornalistas assassinados no mundo em 2011, segundo o Instituto Internacional de Imprensa (IPI), o México foi o país mais perigoso para o exercício do jornalismo -à frente até do Iraque, com nove mortos. (De acordo com o mesmo levantamento, o Brasil teve cinco mortes de jornalistas, empatado com Chile e Líbia. A América Latina figura como a região mais perigosa do planeta para a profissão.

A ONU se diz “alarmada” pelo número de jornalistas executados no Brasil em 2012 e cobra “medidas imediatas” do governo para garantir proteção. O jornalista Décio Sá, de 42 anos, foi assassinado no Maranhão. Ele foi a quarta vítima entre jornalistas apenas nos últimos quatro meses, o que coloca o Brasil como o líder por enquanto no número de mortes na América Latina.

Apenas em fevereiro passado, dois jornalistas brasileiros foram assassinados em uma semana. Até o momento, ninguém foi preso, em qualquer caso, o Brasil é o 11º país do mundo em que os assassinatos de jornalistas mais ficam impunes. O índice aponta que no Brasil, nos últimos dez anos não resultaram em nenhuma condenação cinco mortes de jornalistas.

Não podemos confundir liberdade de falar, seja nas ruas, nas festas, nas reuniões, nas mídias sociais, com a liberdade de expressão, amparada no direito, na CF, na segurança, na aceitação de opiniões diversas e na própria oposição democrática que um país precisa ter!

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

"A imprensa é o dedo indicador." Hugo , Victor

Bibliografia:
- Jamil Chade - Estadão
- Manoel Dutra
- Gazeta do Povo

@jabsrs

2 comentários:

  1. Isso tudo é lastimável, em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o atual governo está sinalizando o controle social da mídia que, na prática, significa calar opositores. É o que acontece em um país 'democrático' onde os cidadãos não prestam atenção ao que fazem os governantes e ainda sentem raiva de quem avisa!

    ResponderExcluir