terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Brasil não é para principiantes!


Vivemos a dor do conhecimento, felizes são aqueles que ignoram, dizem uns! Então, ser ignorante é bom? Depende, o Brasil tem problemas sérios na área de educação e não estou falando apenas das greves, escolas sucateadas e professores mal remunerados, estou falando do descaso governamental.

Ter um mínimo de cultura e entender metade do que está acontecendo no cenário político, social e econômico brasileiro, é deprimente, desolador e vergonhoso. 

Definitivamente, o Brasil não é para principiantes! Por que digo isso, porque o sistema penal e carcerário é precário para aqueles “bagrinhos”, mas, uma verdadeira mãe para aqueles abastados. Não estou levantando aqui, nenhuma discussão socioeconômica, estou falando de pessoas que são motivadas a cometer grandes crimes e desvios milionários, até bilionários, pois dois fatores impulsionam essa máquina corrupta, a impunidade e a morosidade dos órgãos competentes!

A justiça no Brasil, não é apenas cega, ela também é lenta e seletiva. Apenas 4,6% das ações penais abertas no Supremo Tribunal Federal desde 1998 foram julgadas. No caso do Superior Tribunal de Justiça, o índice é ainda menor: 2,2%.

Dos 130 processos já recebidos pela mais alta corte brasileira, seis foram concluídos. Todos terminaram em absolvição dos réus. Treze prescreveram antes de ir a julgamento.

No STJ, das 483 ações penais ajuizadas no mesmo período, 16 foram julgadas.
Houve condenação em cinco casos e absolvição em 11. Do total, 71 ações prescreveram antes do julgamento.

Os processos listados no levantamento são investigações contra parlamentares, ministros e governadores, que têm direito ao foro privilegiado, previsto na Constituição.

Vai vendo ...  

Um comentário:

  1. Precisamos acabar com o FORO PRIVILEGIADO!!!! SOMOS o país da falta de vergonha, falta de escrúpulos, falta de ética além das tão conhecidas falta de educação, de saúde e de segurança. Infelizmente nasci num PAÍS GENUINAMENTE LARÁPIO!

    ResponderExcluir