sábado, 1 de setembro de 2012

Governo Golfinho!


O último trimestre não foi bom para o Brasil, mesmo depois de inúmeros pacotinhos apresentados pelo governo. Perdemos o 6º lugar no ranking mundial de economia, algo que foi amplamente divulgado e comemorado pela gestão do PT. Guido Mantega, ministro da Fazenda, mostra um estranho otimismo em relação aos próximos trimestres. Com uma simples retrospectiva, podemos comprovar o fracasso na condução do País.

PT, em 2011, projetou um crescimento de 5,5% e alcançou um frustrante 2,7. Em 2012, um pouco mais modesto, estimava 5%. Segundo especialistas de mercado, vai dar - de 2%. Para a surpresa e apreensão geral, Ministro Mantega e Dilma (aquela que tem 77% de aprovação), sem nenhum embasamento técnico, prometem crescer 4,5% em 2013, quem acredita nisso? Principalmente depois da declaração do Ministro, “isso é uma meta”, ou seja, não existem garantias de como isso será feito.

No mesmo ano que comemoramos a posição de 6ª economia, voltamos à realidade, caindo para a 7ª posição, atrás da Grã-Bretanha, França, Alemanha, Japão, China e EUA.

Para complicar um pouco mais o cenário, Brasil perde 9 posições em ranking de inovação, ficando em 58º da lista de países mais inovadores, atrás de Portugal, Chile e África do Sul. Uma classificação publicada pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e pelo instituto Insead, considerada como a mais completa temperatura do grau de inovação no mundo.

Países como Portugal, Sérvia, Romênia, África do Sul e Bulgária estão melhor colocados que o Brasil. Os principais obstáculos no País: a qualidade do ensino superior e as condições para investir em ciência.

O Governo mantem a linha de pacotinhos de curto prazo, aplicando desconto no IPI para carros, sem sucesso, mesmo assim o Brasil perde posição em ranking mundial de veículos. A entrada de carros importados no Brasil fez a produção estagnar e o País perdeu uma posição entre os maiores produtores mundiais em 2011. Segundo a Oica (Organização Internacional de Construtores de Automóveis), o Brasil caiu para o sétimo lugar no ranking, superado pela Índia.

Se não fossem suficientes estas notícias, o Brasil perdeu também, posições em um ranking mundial de competitividade no setor do turismo. Em sua última edição, relativa a 2011, o relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial coloca a sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016 na posição 52 entre 139 países avaliados. A pontuação, 4,36 em uma escala de um a sete, foi praticamente a mesma que em 2009 (4,35), quando foi elaborado o ranking anterior mais recente. Naquele ano, quando foram consideradas 133 nações, o país ficou em 45º lugar.

Não vou entrar no mérito da nossa posição no ranking mundial de educação, pois trato isso em outro artigo, de qualquer forma, podemos comprovar que o governo não está 300% preparado como informado pela “presidenta”, estamos perdendo em vários setores e não vislumbro um projeto financeiro de curto, médio e longo prazo. A inadimplência sobe todos os meses, jornais noticiam a retomada da inflação e podemos concluir que temos um governo “golfinho”, sobe, faz uma gracinha e começa a afundar novamente.

Precisamos de políticas sérias, entender que o Brasil é um só e que questões partidárias devem ser esquecidas em um momento de crise, é chegado o momento de Dilma convocar os governantes, partidos e a própria população para discutir amplamente as dificuldades e procurar soluções, caso contrário, poderemos enfrentar uma crise financeira complexa, o Brasil não tem condições de se manter apenas com o consumo interno, que empurra uma grande fatia da população para a lista de devedores.

"A economia significa o poder de repelir o supérfluo no presente, com o fim de assegurar um bem futuro e sobre este aspecto representa o domínio da razão sobre o instinto animal.” Atkinson Thomas!

@jabsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário