domingo, 3 de março de 2013

Filhos, uma nova geração!


De tanto observar “posts” de amigos e seus filhos, resolvi escrever um artigo sobre o tema: Filhos, uma nova geração!

Não se trata de ser coruja, eles fazem coisas espetaculares e que se observarmos e compararmos essas atitudes com as nossas, vamos nos sentir totalmente superados. Claro que essa é a lei natural da vida, a evolução genética, adaptação com o meio em que vivem, blá blá ...

Vou usar como exemplo, o meu filho mais velho, hoje com 11 anos, Arthur Daniel. Ele tinha uns 8 anos e estudava numa escola pequena do bairro, que tinha um sítio, horta, animais, moinho, ou seja, toda voltada para a ecologia, natureza, preservação, sem grandes estímulos de empreendedorismo!

Observei que ele chegava em casa e fazia vários desenhos, muitas vezes copiando diretamente da tela do computador ou a mão livre, alguns ele desenhava e pintava e outros apenas desenhava.
Resolvi questionar o motivo de tantos desenhos, não de forma crítica, mas curiosidade mesmo, e fui logo perguntando: Arthur, tenho visto que vc desenhar todos os dias, onde vc guarda esses desenhos? Eu gostaria de vê-los! Ele respondeu: Eu não guardo, eu vendo na escola! ... O pai coruja não sabia como reagir, se ficava orgulhoso, se questionava, estaria nascendo aí um novo empreendedor?

Na qualidade de pai, com mais experiência tanto de idade quanto “profissional”, resolvi questionar a empreitada e fui para a segunda pergunta: E quanto custa cada desenho? Ele respondeu: 25 centavos o desenho colorido e 50 centavos o desenho para colorir! O pai coruja, então pensou, poxa, tá tudo errado, esse guri não sabe analisar custos, margem, payback, gross margin e fui logo questionando: Mas filho, por que vc vende a 25 centavos um desenho que vc gasta tinta, canetinha, lápis de cor, giz de cera e tempo para colorir e 50 centavos um desenho sem colorir? Não faz sentido! Ele, calmamente respondeu: Pai, o desenho colorido por mim, tem as cores que eu quero, que gosto, a diversão é toda minha. Eles preferem os desenhos para colorir, então eu cobro mais caro! #Pausa ............................................. Tentem imaginar a minha cara .............. Segundos depois de saltar “os butiás” do bolso, respirei fundo e disse para ele:  Parabéns meu filho, além de entender e praticar uma das leis do capitalismo, que se chama “lei da oferta e procura” (também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.) vc é um grande empreendedor e acaba de me dar uma importante lição, a humildade que todos devemos ter e manter, conservando a mente aberta e sempre dispostos a aprender, pois esse é o grande segredo da vida, ser um eterno aprendiz!

"As Crianças Índigo"
Texto traduzido e adaptado por Dailton Menezes, junho 2001.

A partir da década de 80, elas começaram a chegar, mais e mais. São crianças espetaculares. Elas estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. Elas possuem uma estrutura cerebral diferente no tocante ao uso de potencialidades dos hemisférios esquerdo (menos) e direito (mais). Isso quer dizer que elas vão além do plano intelectual, sendo que no plano comportamental está o foco do seu brilho. Elas exigem do ambiente em volta delas, certas características que não são comuns ou autênticas nas sociedades atuais. Elas nos ajudarão a destituir dois paradigmas da humanidade:

Elas nos ajudarão a diminuir o distanciamento entre o PENSAR e o AGIR e também nos ajudarão a mudar o foco do EU para o PRÓXIMO!

@jabsrs

9 comentários:

  1. Artur, novos tempos novos conceitos. ADAPTABILIDADE e VISÃO.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo e conterrâneo Jabs, foi uma espécie, junto com outros mestres, uma espécie de instrutor quando de minha iniciação no TT. Com ele aprendi como agir aqui nesta dita "parafernália" de " tentativas de "opiniôes" desencontradas, desconexas, sem conhecimento, o falar apenas para falar.
    Com Jabs, que me lembra Michel Foucault, acabamos, pretensiosamente, nos transformando em "pequenos ortopedistas da moral.
    Gosto do jeito espontãneo e de suas opiniões sempre embasadas.
    Gosto quando usa seus próprios momentos, caros todos eles, como seu filho, para nos mandar mensagens profundas de que Pensar Não Dói.
    Amo esse amigo virtual, que conheci no Twitter, e hoje o considero mais de alma,ela mais virtual e cósmica que tudo.
    Maravilhoso o exemplo de casa. Segue seus ensinamentos.
    O melhor vem de casa.
    Continue sendo uma cara bom para o bem
    precisamos de gente assim. Exatamente como és.
    é um privilégio ser seu seguidor e amigo

    com afeto
    José Carlos Bortoloti
    Passo Fundo - RS -
    profeborto@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Texto meu amigo Jesus.

    Seu estilo de escrever é bem espontaneo, muito parecido comigo.
    Vc é livre qdo escreve, qdo cria, e qdo conta até assuntos seus do cotidiano.

    Escreva sempre meu querido, estarei aqui lendo :)

    Pri :)

    ResponderExcluir
  4. As crianças podem nos surpreender! Parabéns pelo filho!

    ResponderExcluir
  5. Que texto gostoso de ler Jesus! Sempre te leio e admiro teus posts, mas adorei a história do filho vendendo os desenhos... Nossos filhos são uma versão bem melhorada de nós. Sendo assim, os teus só poderiam ser maravilhosos!!

    ResponderExcluir
  6. Isso amigo! Essa nova geração nos ensina tds os dias e nos surpreende...fico a imaginar o q meus netos ñ serão capazes de fazer?'!....Parabens pelo artigo e ao Arthur transmita o meu abraço e a minha admiração! Um Bjs nos seus corações

    ResponderExcluir
  7. Nobre amigo Jesus Artur o cuidador da Ponte Hercilio Luz.
    Belo texto e de reflexão.
    Seu jeito espontâneo de escrever nos induz a pensar, refletir e analisar os fatos e não só absorver.
    Tudo que você escreve, seja aqui neste espaço ou tuwiter, tem uma dose de embasamento da vida e experiências, como também acadêmico.
    A profundidade de suas colocações atinge a alma e isso nos faz pensar na razão e coração.
    Mostra também que você teve um quadro negro não só na escola, mas primeiro em casa, o mesmo ocorreu comigo. Meu pai fazia questão de ensinar neste quadro com sua simplicidade, mas experiência de vida.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir
  8. Texto maravilhoso que causa emoção e nos surpreende ao mesmo tempo. Gosto muito das grandes ideias dos pequeninos! Eles são autênticos e quando fazem algo são para melhorar tudo ao redor.

    Parabéns para o Arthur! Sucesso!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir
  9. Amigo Jesus parabéns pelo texto. Muito gostoso de ler. Realmente, algumas tiradas de nossos filhos são surpreendentes.

    ResponderExcluir