sábado, 15 de outubro de 2011

Para os pensadores pensarem ...


Não haverá um lugar a descobrir, em mim mesmo, onde tudo o que me acontece seria imediatamente explicável, um lugar onde tudo o que vejo, sei ou sinto, seria imediatamente decifrado, quer se tratasse do movimento dos astros, da disposição das pétalas de uma flor, dos movimentos da civilização de que faço parte, ou dos mais secretos movimentos do meu coração? Será que essa imensa e louca ambição de compreender, que eu passeio, como que a despeito de mim mesmo através de todas as aventuras da minha vida, não poderia ser, um dia, inteiramente e de uma só vez satisfeita? Será que não existe no homem, em mim mesmo, um caminho que conduza ao conhecimento de todas as leis do mundo? Será que não repousa no fundo de mim a chave do conhecimento total? 

André Breton julgava poder definitivamente responder esta pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário